Trabalhos

Foz do Iguaçu recebe o XII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES 2018) no período de 5 de junho a 8 de junho de 2018. Sob o tema “O papel estratégico da TI para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, o encontro pretende levantar questões comuns à realidade dos profissionais de TI para promover o debate e a troca de conhecimento e informações do setor.

A submissão de trabalhos para o WTICIFES 2018 foi realizada através do site http://www.xiiwticifes.ufba.br/.

Datas Importantes

Submissão de trabalhos: 19/03/2018 – 01/04/2018 prorrogado até 23/04/2018
Período de inscrição: 02/04/2018 – 18/05/2018
Notificação de Aceitação: 05/05/2018
Evento: 05/06/2018 – 08/06/2018

Tópicos de Interesse

  • Governança de TI
  • Segurança da Informação
  • Recursos Humanos de TI
  • Administração de Sistemas
  • Desenvolvimento de Sistemas de Software
  • Redes de Comunicação (dados, voz)
  • Infraestrutura Computacional

Além dos tópicos supra relacionados, trabalhos podem ser submetidos para serem apresentados no III Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais, abordando os seguintes temas de interesse:

Gestão por processos

Automação de Processos; Boas práticas de BPM; Casos práticos de melhoria de processos; Escritório de Processos; Gestão da mudança do conhecimento e learning organization; Gestão de desempenho; Implantação de BPM em IFES; Métodos, técnicas e ferramentas para modelagem, análise e design de processos; Tecnologias e ferramentas de apoio à gestão por processos (repositório de processos, painel de indicadores, etc.).

Instruções para submissão dos artigos:

Os artigos no XII WTICIFES estarão relacionados com relatos de experiências nas IFES. Eles devem seguir a seguinte estrutura

Resumo
1. Introdução
2. Métodos
3. Resultados
4. Conclusão
5. Referências

– Deve estar de acordo com o padrão da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) – templates disponíveis em www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros
– Deve ser escrito em português;
– Deve conter entre 3 a 5 páginas;
– Deve ser submetido no formato PDF;
– O abstract e as palavras-chave em inglês são opcionais.

A submissão de artigos será aberta em breve.

Os trabalhos serão avaliados e selecionados por um Comitê de Avaliação do evento observando os seguintes critérios:
1. Relevância (enquadramento do artigo);
2. Originalidade;
3. Mérito técnico;
4. Apresentação (conteúdo com forma)
5. Organização

Comitê de avaliação:

Andres Menendez (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Sistemas de Informações)

Anne Cristine Betoni Cardoso (Gestão por processos)

Apuena Vieira Gomes (Governança e Gestão de TIC Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária)

Claudia Melo (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte / Sistemas de Informações)

Claunir Pavan (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte / Sistemas de Informações)

David Dutkievicz (Governança e Gestão de TIC)

Dorgival Olavo Guedes Neto (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte)

Eduardo Maroñas Monks (Infraestrutura e Suporte)

Edvandro Carlos Reckziegel (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte / Sistemas de Informações)

Eunice Pereira dos Nunes (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Sistemas de Informações)

Evandro Gomes Flores (Governança e Gestão de TIC / Gestão por processos)

Gabriela Musse Branco (Gestão por processos)

Gustavo Chiapinotto da Silva (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte / Sistemas de Informações)

Igor Rodrigues Vieira (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Sistemas de Informações)

Jeniffer de Nadae (Gestão por processos)

Julliany Sales Brandão (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Sistemas de Informações)

Ligia Maria Carvalho Sousa Cordeiro (Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária)

Luciano Gonda (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte / Sistemas de Informações)

Luiz Flávio Arreguy Filho Maia (Gestão por processos)

Marcelo Penha Fernandes (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte / Sistemas de Informações)

Marcelo Queiroz de Assis Oliveira (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte)

Mario Cristiano Lopes de Moura (Infraestrutura e Suporte)

Matheus de Meneses Campanhã Souza (Sistemas de Informações)

Pierre Correa Martin (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte / Sistemas de Informações)

Raquel Kolitski Stasiu (Gestão por processos)

Ricardo de Andrade Lira Rabêlo (Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária)

Roberto da Silva Araujo (Governança e Gestão de TIC / Sistemas de Informações)

Roberto Rosa dos Santos (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Sistemas de Informações)

Teresa Maciel (Governança e Gestão de TIC / Sistemas de Informações)

Ulisses Cotta Cavalca (Governança e Gestão de TIC / Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária / Infraestrutura e Suporte)

Vinicius Sobreira Braga (Gestão por processos)

Trabalhos aceitos:

Área Proponente Título da atividade
Gestão por processos DANIEL FRANÇA ARCOVERDE A Cadeia de Valor do NTI/UFPE: conhecendo-se para melhor entregar valor aos clientes
Gestão por processos EVANDRO GOMES FLORES Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM: Implementando a Gestão por Processos em uma Instituição Federal de Ensino Superior
Gestão por processos ÉVERSON JOSUÉ SANTOS SISTEMÁTICA PARA REDESENHO DE PROCESSOS APLICADA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: O CASO LATO SENSU
Gestão por processos FÁBIO FIGUEIREDO Criando Estruturas Organizacionais Orientadas por Processos: o estudo de caso da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF
Gestão por processos FELIPE MEDEIROS RODRIGUES Automação em BPMS do processo de requisição de serviços de e-mail de uma Instituição Federal de Ensino Superior
Gestão por processos GABRIELA MUSSE BRANCO Implantação de modelo para governança e gestão de riscos baseado em processos
Gestão por processos GREICE DE SOUZA ARRUDA Análise de Processos: Case Aula de Campo UFMT
Gestão por processos GREICE DE SOUZA ARRUDA Desafios da implantação de um Escritório de Projetos e Processos: Lições aprendidas
Gestão por processos GREICE DE SOUZA ARRUDA Quadro de monitoramento de demandas do Escritório de Projetos e Processos da UFMT
Gestão por processos JOÃO VIEIRA Implantação de Grupo de Processos em IFES: O caso do processo de suprimentos
Gestão por processos JULIANA HERBERT Rodadas de Mapeamento de Processos na UFCSPA: uma Abordagem Ágil
Gestão por processos PAULO ALMEIDA AFONSO A importância do Escritório de Processos como facilitador do processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações na UFPEL: a criação da Base de Conhecimento
Gestão por processos PRISCILLA FREIRE DOS REIS PONTES Gestão de Processo através da estrutura de Comitê: Caso de Interações Acadêmicas
Gestão por processos RAQUEL KOLITSKI STASIU Desenvolvimento do Módulo Meus Processos
Gestão por processos RENATA MOREIRA LIMIRO Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG
Governança e Gestão de TIC ANGELICA ALCOFORADO MASCARO A definição de critérios objetivos para priorização dos projetos do Portfólio do NTI/UFPE
Governança e Gestão de TIC CÍCERO SAMUEL CLEMENTE RODRIGUES Implantação do gerenciamento de projetos na UFCA
Governança e Gestão de TIC DENISE CRISTIANE DOS SANTOS A relevância estratégica das contratações de TIC para o Ensino, Pesquisa e Extensão
Governança e Gestão de TIC JEFFERSON UCHOA PONTE LABPATI – Laboratório de Projetos de Automação e Tecnologias Inovadoras
Governança e Gestão de TIC KLEISON SILVEIRA PAIVA Implantação de Xibo para TV Corporativa na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Governança e Gestão de TIC NUBIA DOS SANTOS ROSA SANTANA DOS SANTOS Governança de TI e a gestão de demandas
Governança e Gestão de TIC SUZANNA SANDES DANTAS O Processo de Gestão da Inovação do Laboratório de Inovação em TIC da UFPE
Infraestrutura e Suporte ALEX ANDERSON DANTAS FIDELIS Implementação do Padrão IEEE 802.1x na Rede de Dados da UnB
Infraestrutura e Suporte FABRÍCIO FEITOSA CARVALHO The Price of Freedom is the Eternal Vigilance – Um Arcabouço de Autenticação e Auditoria para Ativos na Rede do Campus AC. Simões da UFAL
Infraestrutura e Suporte GUILHERME ARTHUR GERONIMO CEPH — Dados Geo-Distribuídos de Baixo Custo e Alta Disponibilidade
Infraestrutura e Suporte ITALO VALCY SILVA BRITO Processo de Gestão de Vulnerabilidades de Segurança na Universidade Federal da Bahia
Infraestrutura e Suporte MARCELO QUEIROZ DE ASSIS OLIVEIRA Relato de Experiencia: O Uso de Gabinetes Outdoor na Rede da Universidade Federal de Alagoas
Infraestrutura e Suporte MAURÍCIO MARTINUZZI FIORENZA Case de definição e implantação de solução MPLS na UNIPAMPA
Infraestrutura e Suporte RICARDO ALMEIDA Aplicações Web Legadas: Avaliação e Estratégias para Gerenciamento do Risco
Infraestrutura e Suporte RICARDO ALMEIDA Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança: Concepção de Uma Alternativa para Sistemas SIEM
Infraestrutura e Suporte RUI RIBEIRO Uso de Autenticação Federada como Solução para Disponibilização de Serviços
Infraestrutura e Suporte MARCIO FERNANDES DA COSTA Solução de Alta Disponibilidade para Banco de Dados MySql
Sistemas de Informações CÁSSIO SOARES CARVALHO Cobalto UFPel: Gerenciamento de permissões a partir da relação de chefia
Sistemas de Informações DANIEL FERREIRA DE OLIVEIRA SAD – Sistema de Avaliação de Desempenho
Sistemas de Informações EDUARDO DIMAS ANDRINO NOGUEIRA Progressão Docente 1.0: uma ferramenta para agilizar e dar transparência à instrução, acompanhamento e avaliação das solicitações de progressão e promoção dos docentes na Universidade Federal do Paraná
Sistemas de Informações FÁBIO PEREIRA ALVES Desafios e Soluções da Universidade Federal de Mato Grosso na Implantação do Sistema Eletrônico de Informações
Sistemas de Informações FELIPE DOS SANTOS O desenvolvimento do módulo de certificação digital no Sistema de Documentos Eletrônicos da UFRGS
Sistemas de Informações ITALO SILVA Universidade Digital: descomplicando o gerenciamento da monitoria e tutoria
Sistemas de Informações JEAN GUERETHES FERNANDES GUEDES Olar! – uma ferramenta facilitadora de comunicação para a comunidade acadêmica
Sistemas de Informações LUAM LEIVERTON PEREIRA DOS SANTOS Sistema Integrado de Atividades Extracurriculares para apoio às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal do Vale do São Francisco
Sistemas de Informações LUCAS MELO SILVA Sistema de Gerência de Portarias da UFPA Integrado ao SIG
Sistemas de Informações LUIZ CARLOS BARBOSA MARTINS Melhoria na Publicação de Dados Abertos: Automatização na Publicação e Indexação Semântica dos Dados
Sistemas de Informações LUIZ FERNANDO STOPA ARCENIO Mobilidade em sistemas web não responsivos com Android
Sistemas de Informações MARCIO ALEXANDRE FERREIRA Desenvolvimento do Sistema de Inscrições Online para Programa de Assistência Estudantil – SIPAE
Sistemas de Informações NADJIA JANDT FELLER Uma Abordagem para Testes de Acessibilidade dos Sistemas Desenvolvidos no CPD- UFRGS
Sistemas de Informações PATRÍCIA NASCIMENTO SILVA Serviços On-line para Gestão Acadêmica: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG
Sistemas de Informações PIERO SILVA SALABERRI Relatório de Gestão: desenvolvimento e implantação de um sistema para gerência das informações institucionais
Sistemas de Informações RAMON ABÍLIO Implantação do SIADS na Universidade Federal de Lavras
Sistemas de Informações RUMINIKI SCHMOELLER Convocação SISU e alunos estrangeiros: Como a Unila reduziu pela metade o tempo de matrícula
Sistemas de Informações RUMINIKI SCHMOELLER Processo Administrativo Eletrônico com SIPAC: Implantação em modo silencioso
Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária CLARISSA AZEVEDO Experiência de Implantação do Registro e Controle de Frequência Eletrônica na UFRN e Instituições Parceiras
Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária DEIVIDI FERNANDO DA SILVA MOREIRA Sistema Informatizado de Registro e Cadastro de Atividades de Extensão da UFCSPA
Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária ELIENE DO CARMO VIEIRA Sistema Gerador de Relatórios
Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária FABIANO HECK Ampliando os Serviços de Entrega de Documentação on-line para Ingresso em Concursos de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária PATRÍCIA NASCIMENTO SILVA Serviços On-line para Gestão Acadêmica: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG