Relatório

Entre os dias 05 e 08 de junho de 2018, ocorreu o XII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) e III Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais.

O Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) é uma promoção do Colégio de Gestores de TIC das IFES (CGTIC/ANDIFES) que, a partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, busca incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TIC como um instrumento de avanço de todas as Instituições.

Com o tema “O papel estratégico da TI para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão” e organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o encontro levantou questões comuns à realidade dos profissionais de TIC e promoveu o debate e a troca de conhecimentos e informações entre os profissionais das Universidades Federais.

Realizado desde 2006, neste ano o evento reuniu em torno de 261 pessoas credenciadas, entre diretores, pró-reitores e outros representantes das áreas de TIC das IFES brasileiras, em um encontro que promoveu o compartilhamento de conhecimento e fortalecimento de networking nas mais diversas áreas, tais como: sistemas de informação, governança, infraestrutura e suporte, gestão por processos e soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.

Nesta edição, 126 artigos foram submetidos por equipes das IFES de todo Brasil. Destas submissões, 55 trabalhos foram selecionados para apresentações orais, sendo 40 de equipes de TIC e 15 referentes a área de escritório de processos. Além das apresentações dos artigos, o evento também contou com a participação de palestrantes convidados e realização de mesas redondas ligados a temáticas de grande interesse do público.

A abertura do evento contou com a presença da Reitora em exercício da UNILA, Profa. Dra. Cecília Maria de Morais Machado Anglieli, do organizador local e Coordenador de TIC da Unila (gestão TIC 2011-2018), Prof. Dr. Marcelo Nepomoceno Kapp, e do Coordenador Geral do Colégio de Gestores de TIC das IFES, sr. Edvandro Carlos Reckziegel da Universidade Federal do Acre (UFAC). Cumprimentando os presentes, Prof. Marcelo ressaltou que “o WTICIFES é o ápice da TI das Universidades, é o evento mais aguardado por todos nós a cada ano pois é o nosso evento, organizado por nós com muito carinho e que proporciona a oportunidade das nossas equipes apresentarem o que estamos fazendo de bom nas nossas instituições e também promove a integração das equipes das 65 Universidades que compõem o Colégio de Gestores de TI das Universidades Federais”.

Logo após, a Profa. Cecília recepcionando os participantes, apresentou a UNILA, desde sua missão, características, e principalmente a sua vocação, a qual enfatizou ser uma universidade que contribua para a integração latino-americana, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico, e da cooperação solidária entre as instituições de ensino superior, organismos governamentais e internacionais. Finalmente, o Coordenador Geral do CGTIC, sr. Edvandro, também se pronunciou e enalteceu a importância do evento e fez a sua abertura oficial.

 

Dentre as 40 apresentações do evento, a UNILA pode demonstrar a qualidade dos trabalhos realizados pela sua TI por meio de 3 trabalhos aceitos e apresentados, foram eles: Solução de Alta Disponibilidade para Banco de Dados MySql, de autoria de Marcio Fernandes da Costa, Lucas Guilherme Diedrich, Wilson Varaschin, Processo Administrativo Eletrônico com SIPAC: Implantação em modo silencioso, de autoria de: Ruminiki Schmoeller, Cleysson Johnny Coppini, Fábio Júnior Martins e Convocação SISU e alunos estrangeiros: Como a Unila reduziu pela metade o tempo de matrícula, de autoria de Ruminiki Schmoeller, Marcos Luiz Wilhelm. Todos temas de ponta considerando os problemas enfrentados comumente nas IFES. O primeiro trabalho foi relacionado a área de Infraestrutura e Suporte, já os seguintes relacionados a área de Sistemas de Informação. Todos os artigos do evento estão disponibilizados em: https://eventos.unila.edu.br/wticifes2018/trabalhos/

Solução de Alta Disponibilidade para Banco de Dados MySql
Solução de Alta Disponibilidade para Banco de Dados MySql
« 1 de 3 »

No último dia (08) foi realizado a Plenária do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC/ANDIFES), na qual foram discutidas pautas importantes ligadas ao colégio e eleita a próxima sede do evento. As Universidades candidatas à sede foram: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-Vitória), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT-Cuiabá) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB-Joao Pessoa). Ao final da votação, a Universidade eleita foi a UFMT, portanto, o próximo WTICIFES 2019 será em Cuiabá-MT. Também no dia 08 foi ofertado um minicurso da Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Pesquisa (ESR/RNP) sobre uma introdução a Métodos Ágeis, mais especificamente, Fundamentos do Scrum.

Finalmente, o evento foi um grande sucesso. Seu planejamento e organização foram muito elogiados e reconhecidos pelos participantes superando qualquer expectativa.